Sem categoria

É mito ou verdade? Confira algumas curiosidades sobre o sono

Dormir é um ato comum a todos, não importa quem, onde, quando e como. Dormir é tão essencial quanto comer, beber, tomar banho e respirar. E, como qualquer ação diária, o sono também tem alguns mitos e verdades. Descubra se você estava certo ou errado sobre algumas curiosidades do sono.

1- É VERDADE quando dizem que tirar aquele cochilo irresistível após o almoço faz bem para a saúde. Especialistas confirmam que a soneca é reparadora, relaxante e ainda ajuda na atenção da pessoa. O cochilo faz bem por não tratar-se de um sono profundo, capaz de alterar o metabolismo. No entanto, é importante ressaltar que a duração deve estar entre 15 a 40 minutos, não mais que isso. Aproveite!

2- É MITO que dormir sozinho é melhor. É claro que o espaço maior na cama pode ser mais confortável, às vezes. Porém, dormir acompanhado desencadeia sentimentos de segurança e aconchego, o que facilita o desenvolvimento da fase profunda do sono (REM), onde o estado de relaxamento e aproveito do descanso é elevado.

3- É VERDADE que homens e mulheres sonham de maneiras diferentes. Independentemente da orientação sexual, os homens tendem a sonhar mais com pessoas do mesmo sexo. Estudos indicam que cerca de 70% do tempo dos sonhos dos homens contam com a presença de outros homens. Já as mulheres, sonham com ambos os sexos de forma mais “equilibrada”, sem destacar um ou outro sexo.

4- É MITOdormir melhor após ingerir bebida alcoólica. O álcool até facilita o ato pegar no sono de maneira mais rápida. Entretanto, dificilmente se chega na fase mais profunda do dele, pois a noite é interrompida com frequência ao potencializar algumas pertubações, como ronco, apneia e insônia. E, a cada vez que o sono é suspenso, ele retorna à fase inicial. Ou seja, perde-se qualidade e descanso, com uma noite mal dormida. No dia seguinte, é comum sentir sonolência, dor de cabeça e dor muscular pelo sono não aproveitado.

5- É VERDADE o fato de sonhar apenas com rostos conhecidos. Nosso cérebro não cria novas pessoas, rostos ou imagens. Isso significa que, por mais que você pense não conhecer uma pessoa que sonhou, você já a viu em algum momento da sua vida. O que ocorre é que o cérebro não associa ou contextualiza isso, deixando a sensação de nunca ter visto o personagem do sonho antes.

6- É MITO que assistir tevê aumenta o sono. Qualquer luz, inclusive a da televisão, prejudica a liberação do hormônio do sono (melatonina). A substância é ativada durante o ambiente noturno, preparando o organismo para a noite de sono. Quanto mais escuro, mais sono a pessoa tende a sentir, principalmente se for a hora de dormir, como de rotina. Então… na hora de dormir, nada de tevê.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.